terça-feira, 17 de março de 2015

Democracia?

Beligerância nas redes sociais

Recentemente estive lendo uma matéria na revista Piauí, de circulação nacional, escrita e bem escrita por Jon Ronson, matéria esta intitulada “A Vida Por Um Tuíte – Como uma frase infeliz pode destruir uma pessoa” (http://migre.me/p3xp2).
O texto conta a história de pessoas que tiveram problemas nas redes sociais e traumas gravíssimos à posteriori, a começar por Justine Sacco, de 30 anos, uma mulher bem resolvida profissionalmente e que, em 2013, na espera de seu voo para visitar familiares na África do Sul, começou a escrever microtextos carregados de ironia como essa: “‘Alemão Bizarro: Primeira Classe. Ano: 2014. Por que não usar desodorante?’ Monólogo interior aspirando cê-cê. Bendita indústria farmacêutica.”
A frase, porém, que causou indignação coletiva - e Justine foi saber que estava nos trend topics do twitter somente quando o avião pousou em terras sul-africanas – foi: “Partindo para a África. Espero não pegar Aids. Brincadeirinha. Sou branca!”. Você imagine a histeria (justíssima) com o comentário. Justine perdeu não só o emprego, mas o sossego também. Só lendo a matéria de Ronson para ter a dimensão dos estragos aos entrevistados.
Mas puxei esse assunto abordado na revista Piauí para justamente levar uma mensagem aos mossoroenses que usam as redes sociais para que tenham cuidados na hora de escrever (postar) algo que, para ele e para a turma dele, parece ser inofensivo, hilário, mas que para outros soam como discriminatórios, arrogantes e ofensivos.
Estamos vivenciando uma dicotomização nas posições políticas desde a campanha eleitoral que reconduziu Dilma Roussef ao posto de presidente da Nação: de um lado partidários da própria Dilma, filiados ou não ao Partido dos Trabalhadores (PT), e do outro partidários de Aécio, filiados ou não ao PSDB. E essa briga tem colocado fim até em amizades de longas datas...
O clima beligerante continua nas redes sociais e teve seu ápice no domingo que passou. E em um desses momentos, o cantor André Luvi fez uma postagem infeliz no Instagram – e logo apagou diante da avalanche de comentários nada amigáveis. Portanto, conclamo a todos para fazer as reivindicações, cobrar do governo melhorias, fiscalizar, mas sobretudo manter a serenidade sob pena de ser um alvo de artilharia pesada em uma democracia que parece não ter chegado na redes sociais.



           
UTILIDADE PÚBLICA – A Cosern informa a suspensão no fornecimento de energia, para ampliação e o melhoramento da rede, nos dias, horários e locais a seguir:

Boa Vista – Rua Delfino Freire e adjacências, de 7h até 11h, desta quarta-feira, 18 de março;
Vila Maisa e adjacências, de 8h até 12h, desta sexta-feira, dia 20 de março;
Bairro Barrocas 2 – Rua Noêmia Chaves e adjacências, de 14h até 17h30, da próxima sexta-feira, 20 de março

Caso o serviço seja concluído antes do horário previsto, a rede será energizada sem qualquer outro aviso. Maiores informações pelo 116.


RESGATE – Professor de música no Conservatório Dalva Stella, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o maestro Vivi, grande tecladista, resgatou dois jingles políticos de campanhas passadas e memoráveis travadas pela Arena e MDB. Teve a colaboração da cantora Alzinete Di Oliveira. Confira abaixo:


ARENA - Aliança Renovadora Nacional
Grande Arena vem ver
Grande dix-huit é você, grande, é o povo porque, para prefeito vamos eleger.
Que coisa linda, olha lá, olha lá, olha lá.
Tá na hora, vamos agora em Dix-huit Rosado votar
Tá na hora, vamos agora em Dix-huit Rosado votar

MDB - Movimento Democrático Brasileiro
Foi no trem da esperança, que Aluísio viajou
quando chegou na guarita, a notícia encontrou
é o chefe de polícia, em decreto oficial
proibiu os seus comícios, no coração de Natal
mas o povo em passeata pra lá desfilou
e em frente ao comitê Aluísio falou
mas o povo em passeata pra lá desfilou
e em frente ao comitê Aluísio falou

Canal de Vivi no Youtube: https://www.youtube.com/user/ViviTeclas



RAPADURADAS

Ouça a Difusora em seu tablet ou smatphone. Baixe o aplicativo MyTuner Rádio: http://www.mytuner.mobi/

Sistema prisional é falho em todo o Brasil. Quando chega a um ponto de esgarçamento, o pessoal se rebela e causa essa confusão. Uma batata sempre quente que é repassada de mão de um governo para o outro.

Curiosidade: Uma lei promulgada em 204 a.C proibia os advogados romanos de receberem honorários. A lei foi revogada pelo imperador Claudius, que legalizou a advocacia como uma profissão e permitiu os advogados romanos serem os primeiros juristas a exercer livremente sua carreira.



Já está em cartaz no Multicine, do Partage Shopping, o filme Golpe Duplo, com o Will Smith. O blockbuster tem participação do brasileiro Rodrigo Santoro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário