quarta-feira, 30 de julho de 2014

Música

Sonora Brasil apresenta Quarteto Belmonte (RJ)
Mossoró será a 1ª cidade a receber a atração, dia 31/07, seguida de Macaíba (01/08) e Natal (02/08). Entrada é gratuita


     Depois de apresentar o Duo Cancionâncias (RJ) em três cidades potiguares, é a vez de o Sonora Brasil 2014 fazer um tour no estado com o Quarteto Belmonte (RJ). 
     Em sua 16ª edição, o projeto do Sesc, que pretende formar ouvintes musicais, traz este ano duas novidades ao RN: o tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” e a circulação pelo interior do estado. Mossoró será a primeira cidade a receber o grupo, dia 31/07, às 20h, no auditório do Sesc Mossoró, com entrada gratuita. O Quarteto também se apresenta em Macaíba (01/08) e Natal (02/08).
     O Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, traz ainda ao estado o Quinteto Brasília (BSB), última atração do projeto em solo potiguar. O tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” traz à tona a força deste compositor, crítico, produtor musical e criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. As apresentações levam ao público, além da música de Edino, obras de compositores diversos que foram apresentadas nas Bienais.
    Além de mostrar seus talentos, os grupos que se apresentam pelo projeto também explicam à plateia, nos intervalos entre as músicas, como foram concebidas as obras, a particularidade de um instrumento e outros detalhes que fazem a diferença na percepção de quem ouve.  
Sobre o Sonora Brasil
     Em 2013, a primeira etapa da 16ª edição do projeto trouxe o tema “Tambores e Batuques” ao Centro-Oeste e Nordeste brasileiros, onde grupos apresentaram as manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental, sagrado. Este ano, é a vez do outro tema desta edição vir à região. Para saber mais sobre o projeto, acessewww.sesc.com.br/sonorabrasil.
     O Sonora busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no Brasil. Além disso, quer incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Sobre o Quarteto Belmonte
O grupo representa a formação clássica mais utilizada por compositores desde o século 18, o quarteto de cordas. Foi formado especialmente para o projeto a partir da identificação de músicos com larga experiência como concertistas em orquestras e conjuntos de câmera que do Rio de janeiro. É formado por Janaína Salles (violoncelo), Dhyan Toffolo (viola), Márcio Sanchez (violino) e Ubiratã Rodrigues (violino).


Serviço:

O quê? Sonora Brasil Sesc apresenta Quarteto Belmonte (RJ)

Quando e onde? 
MOSSORÓ
31/07, às 20h, no auditório do Sesc Mossoró (Rua Dr. João Marcelino, S/N, Nova Betânia)

ENTRADA GRATUITA

Site do projeto: www.sesc.com.br/sonorabrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário