terça-feira, 8 de julho de 2014

Artigo

O que você sabe sobre impotência sexual?

A impotência sexual é um problema que afeta milhões de brasileiros, causando muita angústia, diminuição da auto-estima e grande impacto na qualidade de vida dos homens acometidos. Pode ser definida como a incapacidade de obter ou manter uma ereção peniana satisfatória. Hoje, sabe-se que 1 em cada 4 homens sofrem de disfunção erétil em algum momento de sua vida, principalmente após os 50 anos de idade.
As principais causas e fatores que provocam impotência sexual podem ser divididos em dois grupos. O primeiro grupo são as causas psicogênicas,  provocadas por ansiedade, pressão no trabalho, crises conjugais, crise financeira, que acabam afetando o desempenho sexual. Sua incidência é maior em homens mais jovens, abaixo dos 40 anos de idade. O outro grupo constituem as causas orgânicas, que são o tabagismo, pressão alta, diabetes, obesidade, excesso de colesterol e uso de alguns medicamentos. Estes fatores acometem principalmente homens acima de 40 anos.
É necessário em todos os casos de impotência sexual, solicitar alguns exames que ajudam a descobrir a causa deste problema, como: dosar no sangue o colesterol, a glicose, o hormônio masculino testosterona, calcular o índice de gordura no corpo e verificar a pressão arterial.
O tratamento deve ser direcionado de acordo com a causa. Se houver  algum fator psicogênico é necessário um acompanhamento com psicólogo  para melhorar a auto estima do homem.  A correção de todos os fatores envolvidos é obrigatório como: parar de fumar, perder peso, controlar a pressão, controlar os níveis de glicose no sangue, atividade física.
É comum em homens acima 40 anos, diminuição dos níveis de testosterona, o que pode desencadear impotência sexual, portanto, em alguns casos é necessário repor este hormônio masculino.
Existem vários medicamentos no mercado para tratamento da impotência, que devem ser tomados 30 minutos antes da relação sexual, cujo efeito dura em média de 6 a 36 horas. Seus principais efeitos colaterais são dor de cabeça, vermelhidão no rosto e congestão nasal.  Entretanto, é bom lembrar que homens que tomam remédio para o coração não podem realizar este tratamento. Caso não surtam efeito, podemos utilizar como segunda opção injeções no pênis de algumas substâncias. Em último caso, podemos colocar uma prótese de silicone no pênis, como forma de resolver definitivamente a impotência sexual.

Hallison Castro (CRM 6878) é Urologista e Mestre pela Santa Casa de São Paulo, Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, e chefe da disciplina de Urologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário