quarta-feira, 13 de maio de 2015

TRISTE REALIDADE


A arte de resolver problemas 
criando outros

Corria o ano de 1996 quando vi o surgimento do mototáxi. Morava na quente e amada Sousa, na Paraíba. Em uma cidade carente de transportes públicos, logo o mototáxi se tornou popular por sua agilidade, comodidade e preço camarada da corrida.
Rapidamente se espraiou Brasil a fora, incrementando a comercialização de motocicletas. Olhando em retrospectiva, vejo hoje que não foi um bom negócio. Aliás, tenho dito no programa que ancoro na Rádio Difusora, o Política em Debate, que o brasileiro infelizmente quer sempre resolver problemas criando outros.
A partir do momento que se permitiu o mototáxi, o taxista ficou prejudicado. Teve reflexo também nos transportes coletivos. Depois se permitiu o táxi lotação, o que acabou por enterrar os ônibus aqui na cidade.
Resultado: temos cerca de 20 ônibus em uma cidade de 270 mil habitantes (estão vindo mais 35, promete a prefeitura de Mossoró), carros em demasia, motos beirando a metade da população mossoroense (outro ato pernicioso foi a comercialização das motocicletas de baixa cilindrada), hospitais incapacitados para atender a tantas pessoas vítimas de acidentes de trânsito e, claro, muitas vidas ceifadas por causa de imprudência e imperícia.
Precisamos acabar com essa cultura de querer resolver problemas com questões que não resolvem, só agravam. Geralmente a culpa é do legislador, que facilita coisas absurdas para agradar a uma categoria insatisfeita em detrimento de uma maioria que vai sofrer mais a frente. Projetos demagógicos que sufocam ao invés de solucionar. Precisamos reverter esse quadro urgentemente. Mas a médio, curto ou longo prazo eu não enxergo o desejo dos políticos em resolver isso porque o que eles mais temem é desagradar e para se consertar certas situações é preciso ter peito, raça, determinação e desagradar. Só querem mesmo é fazer a omelete, mas não querem quebrar os ovos. Infelizmente!

RAPADURADAS

Ouça a Difusora em seu tablet ou smatphone. 
Baixe o aplicativo MyTuner Rádio: http://www.mytuner.mobi/

FORTALECIMENTO – O presidente estadual do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Leandro Prudêncio, chega a Mossoró nessa sexta-feira. Pernoita por aqui porque no sábado tem agenda nas cidade de Felipe Guerra e Baraúna. Reunião com diretórios e militância, onde o objetivo é fortalecer o partido na região Oeste.

SOUZA – Leandro Prudêncio avisa, inclusive, que o deputado estadual Souza Neto vai estar presentes a esses encontros. Na cidade de Felipe Guerra, a agenda começa às 9h, e em Baraúna às 15h deste sábado.

COVER – Está marcado para o dia 6 de julho mais um show da banda Time, que tem no repertório músicas de uma das grandes bandas do mundo, o Pink Floyd. Será no Carcará do Asfalto, a partir das 22h

PUBLICIZAÇÃO – O deputado federal Beto Rosado (PP) iniciou ontem a transmissão de programa radiofônico na Difusora. Com duração de dois minutos, o programa vai ao ar por volta das 9h40 e tem como objetivo prestar contas do mandato que ora exerce com a sociedade, com transparência e responsabilidade.

ENGESSADO – O jurista Paulo Linhares sofreu um acidente doméstico, semana passada, que lhe custou um braço quebrado. Nos instantes iniciais, o médico disse que precisaria de uma pequena intervenção cirúrgica, possibilidade já descartada.

NA UTI – O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) ainda com problemas de retenção de macas do SAMU. Ontem nada menos do que quatro macas do serviços de urgência ficaram por horas retidas nos corredores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário